Botão Voltar
Lifestyle

Um jeito de viver a vida moderna mais perto da natureza

3/16/2023

Estamos construindo o projeto de uma comunidade que busca integrar a natureza, os benefícios da vida rural e o fortalecimento das populações locais

 

Mais consciência sobre as questões ambientais, um desejo crescente de viver de forma mais sustentável e ecológica, e uma busca de oportunidades para estar mais ligado à natureza. Estas são algumas das características de uma mentalidade verde em uma sociedade movida pela necessidade de enfrentar as mudanças climáticas e restaurar o equilíbrio entre as pessoas e o meio ambiente natural. O que não vemos o bastante é uma discussão sobre como uma mudança de paradigma em direção à sustentabilidade pode impactar a forma com que interagimos com os ambientes em que vivemos (moradias, uso do solo, instalações públicas, serviços etc.).  

 

Embora o desenvolvimento sustentável dependa cada vez mais da gestão bem sucedida do crescimento urbano, em um mundo cada vez mais consciente sobre o meio ambiente e a saúde existe uma percepção cada vez maior de que estar mais perto da natureza pode nos tornar seres humanos melhores. De acordo com pesquisas científicas, a exposição à natureza afeta positivamente nosso corpo e nossa saúde mental. Também nos ajuda, especialmente as crianças, a aprender mais sobre plantas, animais, recursos naturais e a importância de preservar o meio ambiente.

 

A vida moderna, particularmente nas áreas urbanas, fez com que a maioria das pessoas esquecesse a ligação entre a natureza e praticamente tudo o que permitiu que as comunidades humanas florescessem. Historicamente, as cidades se tornaram atraentes por causa das oportunidades de trabalho, serviços, comodidades e convívio com outras pessoas (lembre-se, somos seres sociais). Mas como criar uma forma viável de misturar comunidade urbanas com a natureza? Quais alternativas podem resultar em melhores estilos de vida e um tipo de vida mais saudável, para nós e nosso planeta?

 

A tendência dos agrihoods

 

Para quem reimagina os espaços com os quais interagimos, a resposta a estas perguntas passa pela incorporação dos benefícios da vida rural às nossas vidas diárias. Isso desencadeou uma nova tendência no setor imobiliário: o "agrihood", um tipo de comunidade planejada que integra a vida rural a espaços residenciais. Essas comunidades costumam oferecer hortas compartilhadas, estufas e pequenas fazendas onde os moradores podem participar da produção de alimentos e até mesmo da criação de animais. 

 

O objetivo dos agrihoods é promover uma vida sustentável e criar um senso de comunidade através do acesso compartilhado a produtos frescos e cultivados localmente. A tendência se acelerou durante a pandemia, especialmente nos Estados Unidos, onde muitas pessoas se mudaram de áreas urbanas para áreas nos subúrbios ou rurais. Há três anos, havia cerca de 90 agrihoods no país, de acordo com o Urban Land Institute. Estima-se que esse número tenha aumentado para mais de 200 em 2022. Três fatores principais estão por trás desse crescimento: 

  • Acesso a alimentos frescos, cultivados localmente;
  • Viver mais perto da natureza; 
  • A oportunidade de participar de uma comunidade construída em torno de uma fazenda. 

 

A vida em fazendas já foi algo familiar para muitas pessoas ao longo da história. No entanto, a maioria dos novos agrihoods tem mais atrativos, incluindo centros comunitários, piscinas, trilhas para caminhadas e passeios de bicicleta, playgrounds, boathouses e instalações equestres. Junto com o trabalho colaborativo nas fazendas, tais comodidades ajudam os residentes a criar fortes laços uns com os outros.

 

Mas há um risco envolvido: como evitar que típico agrihood fique isolado das comunidades vizinhas ou dos vilarejos locais? 

 

A necessidade de uma abordagem integral 

 

Para ser inclusivo, um estilo de vida mais próximo da natureza deve abranger impactos ambientais, econômicos e sociais. A 2Future está desenvolvendo um novo projeto de comunidade destinado a integrar reservas naturais, os benefícios da vida rural e o fortalecimento de populações regionais. O Bento Botanic Farm & House combinará a proteção de florestas, o conceito de agrihood, um hotel fazenda, restaurantes com produtos locais e outros serviços prestados em cooperação com famílias locais. 

 

O empreendimento está sendo desenvolvido pela Oz Collection, um novo braço da Oz Earth, empresa do portfólio 2Future. Sua localização será no Vale do Paraíba, no interior do estado de São Paulo, em uma região montanhosa parcialmente coberta por florestas nativas.

 

Além de um compromisso com o uso sustentável da terra, a proteção ambiental e um estilo de vida mais saudável e próximo à natureza, o Bento Botanic Farm & House é inspirado na encíclica de 2015 do papa Francisco, "Laudato Si'". Neste documento abrangente sobre biodiversidade, ética e a importância de preservar o meio ambiente natural e a vida humana, o papa Francisco conclama a sociedade global a adotar uma nova abordagem ecológica que possa transformar nossa maneira de habitar o mundo, nossos estilos de vida, nossa relação com os recursos da Terra e, em geral, nossa maneira de viver a vida. 

 

No mundo de hoje, a vida moderna deve ser focada na reconexão com a natureza e ter como objetivo vivermos em harmonia com ela. Portanto, uma mudança de paradigma em direção à sustentabilidade requer uma ocupação cada vez mais consciente dos espaços que habitamos.

Tópicos relacionados

Logotipo 2Future Holding